Você esta aqui: Home > Controle de Pragas >
Agende uma visita
Ambiente - Agenda visita
(rua, número, bairro)
Cupins
Formigas
Ratos
Baratas
Pulgas
Carrapatos
Traças
Doenças / Prejuízos:
Os cupins apresentam importância econômica, ecológica e na pesquisa científica. Economicamente podem trazer prejuízos para as edificações, do homem, para o madeiramento utilizado pelo homem, e alguns podem trazer prejuízo agroflorestal e ainda serem indesejáveis nas pastagens por determinarem um visual não estético.

Cupins

Aparência:

Como possuem exoesqueleto rígido de quitina e proteínas, os insetos sofrem ecdise, o que significa que constroem um novo exoesqueleto maior e descartam o antigo, menor para poderem crescer e aumentar de tamanho.

Hábitos:

Os cupins vivem em ninhos que podem ser construídos dentro de raízes, sob ou sobre troncos, no solo (sob a terra ou aflorado acima dela na forma de montículos) e, também, em construções, como paredes, rodapés, batentes de portas e caixas de força.

Alimentação:

São insetos de organização social com papel importante como decompositores, reciclando matéria orgânica e aerando o solo quando constroem galerias. Alguns cupins, no entanto, pelo hábito de comer madeira e se alimentarem das raízes das plantas de interesse do homem, podem causar problemas na produtividade das plantações e nas construções civis. São popularmente conhecidos por siriris ou aleluias.

Como se reproduzem:

Na primavera, quando o ar está mais úmido, geralmente após uma chuva, machos e fêmeas enxameiam, ou revoam e, chegando ao solo, perdem as asas e formam os casais reais. Então, num pequeno buraco ou depressão próximo à uma madeira ou escavando uma câmara no solo, copulam, a rainha põe ovos e iniciam um novo ninho. Logo a população de operárias e soldados que destes nascem iniciam suas funções.

Dúvidas mais frequentes sobre esta praga:
Existe processos caseiros para eliminar cupins ?
Não, existem apenas alguns cupinicidas de venda livre que podem ser utilizados para controle de cupins, no caso do controle de cupins subterrâneos ou arborícola o processo deve ser feito de forma profissional. O importante é sempre o proprietário do imóvel realizar vistorias periódicas a procura de sinais de infestação por cupins.
O querosene mata os cupins ?
O querosene não possui ação inseticida, ele funciona apenas como solvente para aplicação de cupinicidas. Mas os cupins são muito sensíveis fora de suas colônias e podem morrer até com a exposição a luz do sol.

Ambiente - Outras Dúvidas
Casos de Sucesso
Casos
breve os casos serão descritos
Ambiente Dedetizadora em BH | Controle de Insetos e Roedores | (31) 3344-6600
Rua Halley, 155, Santa Lúcia . Belo Horizonte . MG . CEP 30360-330
Assine a nossa newsletter: